sábado, 12 de junho de 2010

Expofruit 2010 termina com boa expectativa


Tribuna do Norte, 12/06/2010

Com uma expectativa de superar a marca de R$ 18 milhões em novos negócios, a 14ª Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada foi encerrada ontem. Os números oficiais do evento só deverão ser divulgados na próxima semana, quando o Sebrae RN – organizador da Rodada de Negócios – deverá contabilizar os resultados. Este ano, a Expofruit teve um crescimento de 15% no número de estandes.

Uma das propostas divulgadas durante a feira é a intenção de produtores de todo o Brasil se unirem para fazer uma campanha de incentivo ao consumo de frutas no país. De acordo com dados do setor, atualmente o brasileiro consome 60 quilos de frutas ao ano enquanto na Europa esse consumo atingem em média 200 quilos no mesmo período.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula, destacou a importância da Feira para o setor e para geração de novos negócios. “O Governo tem consciência da importância da fruticultura na economia do estado e não tem poupado esforços para fortalecer esse setor. Uma dessas ações foi a assinatura do decreto que isenta em 100% o ICMS dos fretes rodoviários destinados ao mercado exterior e reduz em 40% o ICMS dos fretes rodoviários das mercadorias que abastecem o mercado interno”.

Outro ponto apresentado pelo secretário Segundo de Paula como diferencial para setor é a construção da estrada do melão que liga Mossoró a Tibau e corta a região produtora do melão, interligando a BR 304 e 405, o que vai facilitar o escoamento da produção para os portos de Natal e Fortaleza (CE), antes feitos por estradas carroçáveis que danificavam as embalagens. Na execução da primeira etapa da estrada do melão, já concluída, o Estado investiu R$ 5,8 milhões, mas a obra como um todo está dividida em outras três fases que deverão totalizar R$ 79,8 milhões e construir mais 100 quilômetros de estrada.

Parceria

Para o presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (Coex) – entidade à frente do evento -, Wilson Galdino, o momento é de unir forças para alavancar ainda mais a atividade e garantir a conquista de novos mercados para os produtores locais. “A nossa aposta é que esse ano a Expofruit supere os negócios gerados em 2009 e que novos clientes sejam conquistados, e para isso acontecer é sempre importante unir forças. Sem a união do Coex, Ufersa, Sebrae e Governo do Estado não seria possível realizar um evento tão importante como esse e com destaque internacional”, analisou Galdino.

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